Another Global Is Possible / Um Outro Global é Possível


 

Traduzido da entrevista feita pela jornalista Amy Goodman à excelente autora e blogueira inglesa Laurie Penny, 3 de outubro 2011 em Nova Iorque. A conversa gira à volta dos protestos globais que animam o mundo nestes tempos conturbados. Gosto do blog de Laurie e não podia concordar mais com as suas palavras.

FOR ENGLISH CLICK HERE – What follows is a translation to portuguese of the interview given by english author Laurie Penny, on october 3rd 2011 in NYC. The conversation is around the global protests that cheer up the world in this troubled times. I like Laurie’s blog and I couldn’t agree more with her words.

“O que achei fascinante em Wall Street, foi a semelhança com os protestos que vi em Londres nos últimos 6 meses. E falei com ativistas espanhóis e de outros lugares que dizem que o que se passa aqui é exatamente a mesma coisa, com pequenas diferenças culturais. Mas é o mesmo; espaço aberto, uma estrutura sem lideranças e hierarquias, cozinhas grátis, uma atmosfera de boas vindas. É realmente muito similar e é espantoso para mim o quanto isto parece ser, não sobre a América ou sobre qualquer pais em particular, mas ser um levante global. Como se você olhasse para cima, sem direção certa, mas com um sentido bem definido de que algo precisa mudar. Claro que a reação das autoridades é também muito, muito similar. “Kettling” [=Encurralamento -tática da policia de choque que consiste em formar cordões à volta de um número significativo de manifestantes impedindo-os de sair] tornou-se mais conhecido quando foi usado em Londres durante o inverno. Foi uma forma de castigo coletivo ao ser usado durante os protestos dos estudantes em frente das casas do parlamento e em White Hall em dezembro e novembro. Eram milhares e milhares de jovens, muitos foram retirados e presos, e alguns foram perseguidos mais tarde. E, como já disse, é uma forma de castigo coletivo desenhado para mostrar às pessoas que elas não podem sair na rua, que não podem sair e discordar. É desenhado para deter protestos. Numa altura em que, na realidade, quem está no poder não tem muito para oferecer às pessoas. Eles não têm qualquer razão para lhes dizer que não saiam e protestem. Quando marchei na ponte [de Brooklyn, onde no sabádo foram presas 700 pessoas], senti um calafrio na espinha quando ouvi alguém mais à frente dizer, “Bem, eles não podem prender todos nós”, e eu sabia que sim, sim eles podem; tendo estado presente em Londres. Foi nessa altura que decidi ir embora porque me pareceu que algo pesado ia acontecer.”

ever got kettled?

“A cobertura da midia —- de novo me pareceu muito semelhante ao que aconteceu em Londres e o que tem vindo a acontecer no Reino Unido, que é, tem havido uma tendência, para escrever sobre esta gente como um bando de hippies, estudantes, desempregados, o que não é de todo verdade. Estive lá. Falei com vários pessoas que têm emprego, gente de todas as idades, com experiências de vida diferentes, e todos começam por tentar renegar estes manifestantes. Depois os demonizam e criminalizam, dizendo que eles bloqueiam estradas públicas, causam distúrbios e depois começam a prestar atenção às reações.”

É muito interessante, o momento em que se compreende, como manifestante ou como reporter, que a policia não está ali para proteger todos, mas para proteger um setor da sociedade do resto da sociedade, e eu penso o que cada vez mais gente na América hoje entende, e que é que existe um setor da sociedade, de 1%, como dizem os manifestantes de Wall Street, que têm proteção policial. A policia não sai para proteger todos igualmente. É isso que as pessoas vêm compreendendo em todo o mundo, e eu acho muito triste, mas indicativo dos problemas relacionados com a crise global da democracia representativa.”

Nós somos os 99%

OccupyWallStreet

About manu|escrita

https://about.me/manu.escrita View all posts by manu|escrita

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: